domingo, 26 de fevereiro de 2012

O formato da barriguinha e o sexo do bebê!

Logo que engravidamos, pensamos em muitas coisas, uma delas é o sexo do bebê. A medida que a barriguinha vai crescendo vai aumentando a ansiedade. Mas e ai, quando será possível saber de verdade o sexo do bebê?

No tempo da vovó não era possível saber o sexo até o nascimento.  Nessa época, surgiram várias crendices em relação ao sexo do bebê. Depois, com o avanço da medicina as coisas foram mudando, e por incrível que pareça, a ansiedade foi ficando cada vez maior. Começam a aparecerem opiniões diversas sobre o formato da sua barriga e o sexo do seu bebê. As pessoas acreditam que é possível saber o sexo da criança pela forma que a barriga da gestante vai tomando, se a barriga for redondinha e você está mais larga é menina, e se for pontudinha é menino. As pessoas acreditam tanto nisso, que chegam a duvidar da gestante que já sabe o sexo do bebê quando não corresponde ao formato da barriga ou com o que ela acredita. Já ouvi gestantes se queixarem de que as pessoas mandam confirmar a ultra-som, porque com aquela barriga...! 

Bem, eu estou passando por uma situação parecida. Na minha primeira gestação, todo mundo achava que era menino, porque a minha barriga era pontuda e eu tinha cintura, quem me via de costas nem notava que eu estava grávida até uns 6 meses, e realmente eu estava esperando um menino. Agora eu estou esperando uma menina e a minha barriga é pontuda também, apesar de maior que a primeira. E de novo todo mundo pergunta se é menino, e quando eu digo que não, a pessoa fica frustrada e pergunta se eu tenho certeza, porque a minha barriga parece de menino. Gente, a barriga é uma coisa particular, ela pode mudar de forma durante a gestação de acordo com a posição do bebê e com a sua estrutura física. Se você é longilínea provavelmente sua barriga vai ser mais pontudinha, se você tem quadris largos ou tem uns quilinhos a mais sua barriga vai ser mais redonda. Assim como, se o bebê decidiu ficar mais centralizado, sua barriga vai ser mais pontuda, e se o bebê está atravessado vai arredondar sua barriga, e isso não tem relação com o sexo do seu filho.

Então, para saber com certeza o sexo do seu filho, existem aparelhos de ultra-som e médicos especializados que podem descobrir com até 12 semanas, mas é claro que eles não dão toda a certeza, porque o sexo do feto ainda não está totalmente desenvolvido. O ultra-som só dará um resultado totalmente seguro por volta das 16 semanas, e se o bebê quiser mostrar, pois dependendo da posição não da pra ver e daí tem que esperar a boa vontade do bebê.
                                         
 Existe também o exame de sexagem fetal, que descobre o sexo com 10 semanas de gravidez, ele identifica o DNA do bebê no sangue da mãe. Mas custa caro cerca de R$ 300,00 á R$ 450,00 e os planos de saúde não cobrem. 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Relato bem detalhado do meu parto normal.

A gestação do meu primeiro filho foi muito tranqüila e eu, mãe de primeira viagem, estava decidida a ter parto normal e não me preocupei com nada, nadinha mesmo, estava mega confiante e com medo zero. Na ocasião eu estava com 20 anos recém completos, contando os meses da gestação da maneira da vovó e sem informações do que eu ia sentir na hora “H”. Já tinha ouvido milhares de historias horrorosas, que eu ia saber o que era bom pra tosse, que era a maior dor do mundo e todas as historias que as pessoas adoram contar pra aterrorizar as grávidas de primeira viagem. Mesmo assim eu não me abalava.

Quando eu marquei a minha última consulta arrumei a minha malinha e a do bebê com mais roupas do que o necessário, na época eu estava morando no interior e após a consulta eu ia me hospedar na casa da minha tia que mora bem próximo da maternidade que eu ia ganhar neném, para que ela pudesse me levar quando chegasse a hora.

Um detalhe bem importante dessa história é que já a alguns dias as contrações de treinamento, aquela que deixa a barriga dura, vinha se intensificando e ficando cada vez mais freqüente. Já a alguns dias não estava conseguindo dormir a noite por causa da vontade intensa de fazer xixi e estava notando um muco bem grosso que começou a sair bem pouquinho e foi aumentando bastante.

No dia anterior a consulta eu fiquei em casa sozinha o dia inteiro, nesse dia eu só conseguia dormir, tive um sono muito intenso incontrolável e já que não estava conseguindo dormir direito a alguns dias, pensei que era cansaço. Durante a madrugada do dia 13 de março fui ao banheiro com muita vontade de fazer xixi e uma preção muito forte no colo do útero. Daí me deu uma pontada muito forte que eu não conseguia andar. Pedi ajuda ao meu marido para voltar pro quarto, a dor passou como mágica e eu voltei a dormir. Pela manhã fui com a minha mãe no centro da cidade para comprar as ultimas coisinhas do bebê, andamos bastante e eu não conseguia andar rápido porque minha barriga estava muito dura e eu sentia uma preção enorme na pélvis. Almoçamos cedo e quando estávamos caminhando para o carro, uma senhora bem velhinha de olhos azuis segurou o meu pulso e me deu um baita susto, Ela disse

- vá pra casa minha filha, esse bebê vai nascer hoje. - pegou na minha barriga e disse mais - É um menininho, né? Eu sou parteira a muitos anos e sei o que eu estou falando. Ele vai nascer hoje, vá pra casa!

Achei aquilo muito estranho, eu e minha mãe ficamos pasmas. Chegando na clinica fiz uma US e notamos que o bebê estava bem encaixadinho. A Dra decidiu me examinar mais detalhadamente, pois eu já estava com 39 semanas e 1 dia e com a barriga dura. Fez o exame de toque e disse:

- Nossa! Vai nascer!

minha mãe, tadinha, ansiosa, perguntou:

- Quando?

E ela falou:
- Jajá. Ela está em trabalho de parto com 5 cm de dilatação.

Minha mãe quase desmaia. A Dra mandou a gente ir direto pro hospital e aguardar ela chegar. Eu até então estava sem saber como seria possível se eu não estava sentido nada a não ser com a barriga dura e aquela preção na pelves, mas com aquele barrigão eu pensei que era normal. Minha mãe, de tão nervosa, levou uma queda na frente da clinica e esqueceu o celular no consultório da médica.

Chegando ao hospital, dei entrada com a guia para parto normal e todo mundo perguntando: “Ta certo, vai ser normal mesmo?”, “Você não ta sentindo nada?”, “Você é a grávida mais calma, que já chegou aqui, pra fazer parto normal!” As perguntas estavam chateando, mas eu não culpo as enfermeiras. Se nem eu estava acreditando que seria possível meu filho nascer se eu não estava com nenhuma dor. No quarto, recebi soro com ocitocina, e fiquei deitada, a Dra chegou e perguntou como eu estava, naquela altura eu estava com uma leve dor nas costas, ela tornou a me examinar e constatou que eu ainda estava com 5cm, chamou a enfermeira e pediu o bastão para romper a minha bolsa. Na cama mesmo ela me explicou como ia fazer e com a ajuda enfermeira ela rompeu a bolsa, naquele momento senti uma preção, uma sensação estranha como se minha barriga estivesse menor. Foi quando a Dra perguntou:

- Você ta sentindo alguma coisa?

- Não. – respondi

- Pois vai já sentir.

Gente! Ela tinha razão. Foi só ela fechar a boca eu senti uma dor enorme. Parecia que estava partindo as minha costas, ela só falou:

- Quando a dor passar você respira.

Eles trouxeram o aparelho para medir as contrações e os batimentos do bebê e eu a cada intervalo das contrações tentava respiras mas, juro, quase não dava tempo. De repente  veio uma dor como se me forçasse a expulsar e a Dra falou:

- Não faça força agora.

- Não foi por querer.

Ela voltou a me examinar e, pasmem, não só tinha completado a dilatação como ele já estava nascendo. Trouxeram então a maca as pressas e foram me levando para sala de parto. No caminho passei pela minha família, tinha um monte de gente lá, todo mundo queria me dar uma palavra de conforto e de força mas eu não conseguia nem vê-los. No  elevador senti aquela contração junto com um ardor e as enfermeiras que estavam me acompanhando se espantaram e disseram: “Vai nascer, ta coroando!” Cheguei na sala de parto e ele já foi nascendo. Não deu tempo de me tirarem da maca. A Dra. o amparou. Foi rápido. Eu pude ver meu filho nascendo. Senti um misto de sentimentos indescritíveis: sentia uma obrigação de amá-lo e ao mesmo tempo uma incapacidade de conseguir amar como  ele merecia. Pensava se eu iria conseguir ser uma boa mãe. Tudo isso em segundos enquanto o cordão dele era cortado, e ele chorava. Quando colocaram ele nos meus braços e ele parou de chorar, naquele momento eu senti um amor que saia de mim porque em mim não cabia, então eu passei os  dedos  bem delicadamente no rostinho dele e fui decorando cada característica dele e decorando aquele rostinho enquanto ele olhava pra mim e eu disse:

- Oi João Victor eu sou a mamãe e o papai não esta aqui ainda mas ele ta já chegando nos já te amamos muito.

A enfermeira veio e disse: “agora eu tenho que levar ele, não se preocupe, ele esta ótimo. Vamos levar ele no quarto pra você”. Daí as dores voltaram e a Dra começou a fazer massagem na minha barriga e a placenta saiu. Ela suturou o que lacerou com anestesia local.  Me levaram para o quarto e em seguida trouxeram ele, ele mamou e em seguida dormiu. Meu marido chegou logo depois mas não podia ficar comigo porque eu estava na enfermaria. Ele dormiu a noite calminho. Eu tive algumas cólicas, mas nada demais. Recebemos alta no outro dia pela manhã. Ele nasceu com 3300 gramas e 49 centímetros. Minha recuperação foi bem rápida e com três dias nem parecia que eu tinha tido um bebê. 


sábado, 11 de fevereiro de 2012

Como eu vou saber que chegou a hora?

 Essa é uma dúvida comum a toda mulher que está grávida principalmente pela primeira vez. Os sintomas do TP (trabalho de parto) podem variar muito de mulher para mulher e até de uma gravidez pra outra na mesma mulher.

Existem alguns sinais que podem ajudar você a identificar o TP. É sempre bom estár atenta mesmo se você tem a cesárea marcada nunca se sabe quando o bebê decide chegar e é bom que você saiba o que está acontecendo pra não ser pega tão de surpresa.

Contrações

Elas podem vir em ondas, pode ser uma cólica bem fraquinha ou até uma dor nas costas bem na região lombar e a sua barriga fica bem dura. Pode ser que você sinta também uma pontada bem forte no canal vaginal e vontade de ir ao banheiro com mais freqüência ainda. Porem, esses sintomas podem ser notados no finalzinho da gestação sem grandes intensidades e com uma freqüência irregular.

Quando estamos realmente em TP as contrações tornam-se regulares de 15 em 15 minutos e cada vez com intervalos menores e a duração de cada uma chega a 60 segundos e você passa a sentir 2 a 3 contrações em 10 minutos.

Tampão

O colo do útero estará cada vez mais fino e fica bem molinho. O tampão é um muco bem consistente que protege o colo do útero de infecções. Quando chega o TP ou mesmo bem antes do TP o tampão é liberado e escorre pelo canal vaginal esse muco pode ser transparente, ou amarelado, pode ter traços de sangue, ou um tom amarronzado é o “sinal.” Em algumas mulheres ele vai saindo aos poucos em outras pode sair de uma vez se você notar esse muco fique alerta.

Bolsa rompeu

Quando isso acontecer você vai perceber que está saindo água pela sua vagina e que você não tem controle nenhum. O liquido pede escorrer em abundância, jorrar ou apenas molhar a sua calcinha isso depende de onde ela rompeu. Se a sua bolsa d’água romper você precisa entra em contato com o medico para que ele possa tomar as medidas necessárias. A bolsa pode romper antes durante ou apenas no final do TP.

Colo Dilatado

O colo do útero irá se dilatar para dar passagem à cabeça do bebê. O médico irá constatar essa dilatação examinando você, ele irá introduzir o dedo indicador e médio e tentar sentir a abertura do seu colo. Quando chegar a hora do bebê nascer essa dilatação é de 10 cm, antes disso não chegou a hora. Esse processo pode ser bem demorado e durar horas pra evoluir e em outros casos pode evoluir rapidamente.  

Contrações de treinamento

Estas contrações vêm bem antes do TP, muitas mulheres não chegam a perceber. As contrações de treinamento recebem o nome de contrações "falsas" ou contrações de Braxton-Hicks, em homenagem ao médico inglês John Braxton Hicks, que as descreveu pela primeira vez em 1872. Você sentirá a sua barriga dura em partes ou toda. Isso pode durar uns 30 segundos e acontece porque o seu útero está se preparando para a hora do parto. Essas contrações são indolores e não fazem mal ao bebê. Elas podem começar no meio da gravidez ou até ates e dura até o final da gestação e vai se intensificando conforme o dia do nascimento se aproxima.

Características das contrações de treinamento

  • Acontecem só algumas vezes por dia, e não mais que duas vezes por hora.
  • Normalmente param quando você muda de atividade. Se você passou muito tempo sentada, levante-se e caminhe. Se ficou muito tempo de pé, sente-se ou deite-se.
  • São irregulares, não pegam ritmo. Ou, se pegam, é só por um período curto
  • Não são muito compridas: duram menos de um minuto.
  • Não vão aumentando de intensidade.                                                             
  • Podem atingir só uma parte da barriga
  • Podem ser deflagradas pelos movimentos ou pela posição do bebê 

Características da contração do TP

  • Mais compridas: a barriga fica dura por mais tempo.
  • Mais regulares.          
  • Mais doloridas.
  • Não param de vir. Cada uma que vem é mais forte que a outra, e o intervalo entre elas vai ficando cada vez menor.
  • Não melhoram se você mudar de atividade.
  • Atingem a barriga inteira e às vezes as costas
  • Não dependem da posição ou da movimentação do bebê.

O que você deve fazer quando chegar a hora


Quando você entra em TP, ligue para o seu médico e tire todas as dúvidas. Em seguida tome um banho de preferência bem morno se depile ou você será depilada no Hospital,  e recolha as suas malinhas para ir a maternidade.   

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Como contar a gravidez semana a semana!


A contagem da gestação por semanas sempre traz dúvidas, pois nossa mãe, avó, tia não entendem essa contagem e perguntam: "mas e quantos meses é isso?".

Todos nós crescemos ouvindo que uma gestação dura nove meses e já ouvimos também que o bebê pode nascer antes ou depois dos nove meses e ficamos sem entender direito essa conta maluca que os médicos contam de um jeito e nossa avó de outro.

Segundo a contagem dos médicos que conta por semana e eu particularmente prefiro contar assim também, a gestação tem uma duração de 280 dias ou 40 semanas. Então essa contagem é feita a partir do primeiro dia do seu último ciclo, ou seja, do primeiro dia da sua última menstruarão.  Você deve está se perguntando: como engravidei se estava menstruada? Ai é que está. Como não é possível saber com precisão o dia em que você ovulou e aconteceu a fecundação, os médicos contam desde o inicio do ciclo.

Outra dúvida sua pode ser: E se eu não sei o primeiro dia da minha última menstruação?

Ai a solução é fazer uma ultra sonografia que irá calcular pelo tamanho do embrião qual a sua IG (idade gestacional) e calcular a sua DPP(data provável para o parto). Quanto mais cedo você fizer o exame mais preciso é o calculo da sua IG. Sendo assim você pode contar 40 semanas a partir na DPP e saber aproximadamente qual foi o primeiro dia do seu ultimo ciclo.
                                  
Com o calculo de 40 semanas a partir do primeiro dia da sua menstruação o médico calcula a DPP (data provável para o parto)e sua IG (idade gestacional). Porém essa data pode variar e seu bebê nascer antes ou depois de 40 semanas. Isso porque a partir das 37 semanas o bebê já está prontinho pra nascer, mas pode ser que ele queira passar mais tempo la dentro e você vai ter que esperar até 41 ou 42 semanas.

Aqui no Brasil é bem difícil os médicos deixarem o bebê esperar até essa data, eles sempre procuram dar um jeito do bebê nascer antes, e fazem o parto por volta de 39, 40 semanas.

Se você dividir os 280 dias por 40 vai ter 10 meses lunares,  mas o mês não tem só 28 dias tem meses com 30 outros com 31 então temos algumas formas diferentes de contar:

 OS 10 MESES LUNARES

Você completa o mês no final da ultima semana e inicia o próximo, então você terá seu bebê depois que completar 9 meses lunares ou seja dentro do décimo mês.

1 a 4 semanas 1°mês lunar
5 a 8 semanas 2°mês lunar
9 a 12semanas 3° mês lunar
13 a 16semanas 4° mês lunar
17 a 20semanas 5°mês lunar
21 a 24semanas6° mês lunar
25 a 28semanas 7°mês lunar
29 a 32semanas 8°mês lunar
33 a 36semanas 9°mês lunar
37 a 40semanas 10°mês lunar

CONTANDO POR TRIMESTRE

Tem quem conte dessa outra forma, que eu particularmente não gosto muito, porque o bebê pode chegar antes como aconteceu comigo que achava que não tinha completado os nove meses ainda e meu filho nasceu de 39 semanas certinho. Foi uma correria só.
           
PRIMEIRO TRIMESTRE 


1 à 4 semanas= 1 mês 

5 a 9 semanas = 2 meses 

10 a 13 semanas = 3 meses 



SEGUNDO TRIMESTRE 

14 a 17 semanas= 4 meses 
18 a 22 semanas = 5 meses 
23 a 26 semanas = 6 meses 


TERCEIRO TRIMESTRE 



27 a 31 semanas = 7 meses 

32 a 35 semanas = 8 meses 

36 a 40 semanas = 9 meses 



9 MESES EM 39 SEMANAS



Essa outra maneira pode confundir um pouco e você perder as contas mas no final bate 39 semanas certinho e fica valendo a regra do bebê chegar uma semana antes ou depois, isso é com 38 ou com 40 semanas.



1 mês : 4 semanas e 2 dias. 

2 meses : 8 semanas e 4 dias. 

3 meses : 13 semanas 
4 meses : 17 semanas e 2 dias. 
5 meses : 21 semanas e 5 dias. 
6 meses : 26 semanas 
7 meses : 30 semanas e 2 dias. 
8 meses : 34 semanas e 5 dias. 
9 meses : 39 semanas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O enxoval, o que eu realmente vou precisar.

Quando engravidamos um turbilhão de dúvidas tomam conta de nós, uma delas é o enxoval do bebê. Decidir a cor, o tema, tudo é difícil. Afinal, queremos que seja perfeito. Porém, dentro de tudo que as lojas oferecem, entre todas essa coisas lindas, o que realmente vou usar? Será que tudo é mesmo necessário?

Juntando a experiência que eu tive na minha primeira gravidez e mais algumas coisas que eu pesquisei, consegui juntar algumas dicas que eu acho bem interessantes, principalmente pra quem quer economizar e ao mesmo tempo fazer um enxoval bem bonito.

Móveis e utilidades

  • Berço; prefira um berço grande, padrão americano, dentro das normas de segurança para evitar que o bebê prenda a cabeça ou o pezinho nas grades. Sempre teste se a estrutura do berço é bem firme. Tem alguns berços no mercado que são bem pequenos e totalmente fora do padrão, eles balançam muito e tem as grades muito separadas e fáceis de sair, fique atenta!
  • Cômoda ou guarda roupa; se você tem pouco espaço a cômoda vai te ajudar sem a necessidade do guarda roupa, as roupas do bebê são bem pequenas e existem cômodas que tem espaço pra colocar cruzetas. Se você tem mais espaço pode optar pelo guarda roupa, daí aproveite logo pra comprar um que você possa usar por mais tempo. Lembre-se que o bebê cresce muito rápido e dentro de pouco tempo já é criança.
  • Cadeira para amamentar; eu realmente não vejo necessidade de compra uma cadeira principalmente se você tem pouco espaço, pode ser que com a prática do dia a dia você ache bem mais confortável dar de mamar na cama, no sofá ou até em uma rede. A rede eu recomendo, dá apoio e você pode até descansar enquanto o bebê mama sem se preocupar em derrubá-lo, é só usar um travesseiro e relaxar.  
  • Banheira com trocador; eu prefiro bem mais comprar a banheira de plástico com o suporte. Você vai usar muito pouco a banheira alta, quando o bebê já ta grandinho é melhor dar banho com a banheira no chão do box mesmo porque eles chutam e só faltam virar a banheira  e aquelas banheiras lindas com trocador parecem praticas mas ocupam espaço, são difíceis de lavar, de montar e você vai trocar seu bebê é na cama ou em qualquer outro lugar como o sofá ou até o próprio berço.
  • Carrinho e bebê conforto; dos itens do enxoval esses são o que eu mais gosto, então eu caprichei. Pra mim é muito útil, então eu recomendo comprar um carrinho grande e confortável, afinal, ele será seu companheiro no dia a dia pra que o bebê fique sempre pertinho de você sem ficar direto nos seus braços. E o bebê conforto também vai ajudar bastante nos passeios, no restaurante e no carro é claro. Dessa vez eu preferi um que faz conjunto pra facilitar.
  • Cercadinho; depois do carrinho o cercadinho é uma beleza. O bebê se diverte bastante lá dentro e você pode cuidar das suas coisas sem se preocupar se ele vai cair e, como é leve, da pra levar pela casa numa boa.
  • Andajá; esse eu não compro porque não precisa mesmo, tem alguns brinquedinhos de empurrar que ajudam bem mais o bebê a andar com a postura correta.
Vestuário

Não precisa comprar muita roupinha de recém nascido porque vai se perder rapidinho. O que mais usamos é fralda descartável e camisetinha.

  • 1 roupinha de saída da maternidade; essa você vai querer guardar de lembrança;
  • 6 luvinhas; evita que o bebê se arranhe com as unhas;
  • 12 pares de meias;
  • 2 sapatinhos; você sempre ganha e se perde rápido;
  • 3 pares de pantufinhas;
  • 12 camisetas 6p e 6m;
  • 10 mijões;
  • 5 bodies;
  • 6 calcinhas ou cuecas;
  • 3 macacões;
  • 3 macacões banho de sol;
  • 2 chapéus;
  • 2 toucas;
  • 2 tangas enxuta; muito útil quando acaba a fralda descartável e não deu pra comprar ou quando o bebê esta com alergia da fralda descartável;
  • 3 babadores;
  • 6 cueiros;
  • 2 toalhas com capuz;
  • 3 toalhas fraldas;
  • 6 toalhinhas de rosto;
  • 30 a 50 fraldas de algodão; principalmente pra quem mora em lugar muito quente e o bebê tem alergia a fralda descartável. A fraldinha de pano é uma companheira inseparável na hora de dar de mamar pra esconder o peito, limpar o peito vazando e muito mais, vocês vão ver.
Para o berço

·        3 lençóis luva para berço;
·        3 conjuntos de lençóis 3 peças para berço;
·        1 colchão; confira a medida certinha do berço;
·        1 travesseiro para amamentar; aquele em forma de meia lua.

Para a mamãe                                 

·        2 cintas;
·        2 a 4 sutiãs de amamentar;
·        1 absorvente pós parto;é aquele grandão mesmo vai ser muito útil na primeira noite principalmente em caso de parto normal;
·        1 absorvente noturno;
·        1 tira leite;
·        5 calcinhas cinta; ou calcinha grande que não masque sua barriga;
·        2 camisolas; que abrem na frente pra dar de mamar sem problemas.

Perfumaria e farmacinha

·        Algodão;
·        Tesourinha;
·        Cortador de unha para bebê;
·        Álcool 70%;
·        Cotonete;
·        Pomada para assadura; recomendo Bepantol;
·        Sabonete liquido; recomendo Dermacyd infantil;
·        Lenços umedecidos;
·        Termômetro; recomendo digital. 

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Planejando a gravidez

Preparando o meu corpo para receber o bebê
Ao tomar a decisão de engravidar devo pensar primeiro na saúde do meu corpo. O primeiro passo é procurar um médico (a) ginecologista e falar da decisão de engravidar.

O seu médico irá pedir para você uma série de exames, os mais comuns são: o papanicolau, hemograma, prolactina, sumário de urina, glicemia e uma utrason transvaginal tudo para saber se estar tudo certo com a sua saúde.

Agora vamos tentar engravidar

Para isso tenho que saber como o meu corpo funciona, conhecer o meu ciclo menstrual para prever quando estarei ovulando. Para isso faça anotações 3 ciclos seguidos,anote o dia em que começou, quantos dias durou sua regra. Se você tem um ciclo regular ele irá se repetir posteriormente.

Geralmente o ciclo menstrual é de 28 dias, o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia de menstruação, a ovulação ocorre no meio do ciclo, ou seja, no 14 dia. O período considerado fértil vai do 8 ao 18 dia aproximadamente. 


O coito programado

Esse método pode ajudar bastante, tentar engravidar fazendo sexo todo dia varias vezes não aumenta a probabilidade, pode até diminuir, isso porque os testículos precisam de tempo para produzir o espermatozóide. Esse tempo pode varias de 24 a 48 horas por isso o coito programado pode contribuir. (tabela do coito programado, sexo dia sim dia não nos dias férteis)]

O que fazer depois do “POSITIVO”?

Parabéns você vai ser mamãe!!! Agora você tem que se preparar para as mudanças que vão acontecer a partir de agora.

A primeira coisa é procurar seu médico, se você ainda não tem se informe com alguma amiga ou parente que conheça um médico de confiança  para indicar a você. O medico na primeira consulta irá pedir vários exames, os mais comuns são:

·         Tipagem Sangüínea (para saber o seu tipo de sangue);
·         Hemograma ( para saber se você tem anemia);
·         Sorologia para Sífilis (exame de sangue para verificar se você tem ou não esta doença);
·        Cultura de Urina (para saber se você está com alguma infecção);
·       Parasitológico de fezes (para saber se você está com algum verme, geralmente quando estamos tentando engravidar o médico receita o vermífugo);
·        HIV ;
·       Rubéola

Na consulta o medico também mede sua preção arterial, peso e provavelmente vai receitar o acido fólico se você ainda não estiver tomando. Alguns médicos orientam também uma dieta para que você não engorde muito e não falte nutrientes para o bebê.

Existem também alguns cuidados que você deve tomar agora, evitar fazer esforço, não tomar nenhum medicamento sem conhecimento do seu médico. No inicio da gravidez é bem comum sentir dor de cabeça, náuseas, vomito, cólica e ficar indisposta porem você deve se preocupar se tiver sangramento vaginal e dores fortes no baixo ventre.      

Os primeiro sintomas da gravidez

Quando engravidamos o nosso corpo libera hormônios alguns aumentam outros diminuem causando uma verdadeira revolução no nosso organismo e prepará-lo para as grandes mudanças. Os sintomas variam de mulher para mulher e até de uma gravidez para outra na mesma mulher. Alguns podem até ser confundidos com os sintomas pré-menstruais.   

  • Aumento das mamas; pode acontecer 1 a 2 semanas após a concepção as mamas podem ficar inchadas e doloridas muito sensíveis ao toque incomodando até ao dormir. Pode ser um sintoma pré menstrual.
  • Sangramento de implantação; quando o embrião se fixa na parede intra-uterina pode acontecer um pequeno sangramento vaginal, esse sangramento acontece de 6 a 12 dias após a concepção e muitas vezes é confundido com a menstruação. Porem é um sangramento em pequena quantidade pode ter uma cor escura como borra de café ou até um tom rosado bem clarinho e pode acontecer durante no maximo 2 dias. Nem toda mulher tem esse sangramento ele acontece em uma minoria.
  • Atraso ou a ausência da menstruação; com o atraso da menstruação já podemos confirmar a gravidez através de um exame de sangue (Beta HCG) ou urina.
  • Fadiga, cansaço e muito sono; pode ocorrer ate 1 semana depois da concepção é comum a mulher ficar indisposta e praticamente dormindo em pé.
  • Enjôo, tonturas e náuseas; podem começar de 1 a 6 semanas após a concepção e dura geralmente ate o final do primeiro trimestre.
  • Cólicas; geralmente ocorre 2 semana após a concepção, a mulher pode sentir também algumas pontadas no baixo ventre.
  • Dor nas costas e nos quadris; pode ser um sintoma precoce que pode durar por toda a gravidez.
  • Dor e peso nas pernas; as pernas podem ficar pesadas com uma sensação de cansaço, esse sintoma pode ser resultado do aumento do fluxo sanguíneo no organismo.
  • Micção freqüente; com o aumento do útero sobre a sua bexiga, a partir de 6 a 8 semanas após a concepção, você pode sentir mais vontade de urinar e pode fazer mais visitas a casa de banho.
  • Escurecimento dos mamilos; não só os mamilos como a aréola pode escurecer devido ao aumento da melanina no seu organismo, pode também aparecer uma linha escura abaixo do seu umbigo mais conhecida como linha nigra essa linha vai aumentando de tamanho conforme a barriga vai crescendo.

O enjôo da gravidez

Com certeza o enjôo é um dos sintomas que mais incomodam a maioria das gestantes, em algumas esse sintoma é tão forte que quase não conseguem se por de pé, as missões mais simples do dia a dia se tornam um verdadeiro tormento. Calma que vai passar, os enjôos vão geralmente duram até o final do primeiro trimestre, mas como sempre existem exceções tem mulheres que não sentem nada ou que os enjôos são bem leves já para outras duram toda a gestação.

Você deve esta se perguntando por que a mulher sente tanto enjôo nesse período, com certeza você já ouviu falar no  hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG). Ao passo que ele ajuda a manter a gravidez, também provoca náuseas, pois retarda a digestão, assim o alimento demora mais para sair do estômago e chegar ao intestino podendo provocar também gases e prisão de ventre. Exatamente nesse período é que os níveis desse hormônio estão aumentando muito e o seu corpo reage. Bem se é pra manter a gravidez então tudo bem enjoar um pouquinho.

Como evitar ou diminuir o enjôo 
  1. Infelizmente não existe uma formula para evitar o enjôo, mas podemos seguir algumas dicas e tentar atenuar os sintomas.  
·         Pela manhã evite levantar-se de uma vez;
·         Antes de se por de pé, coma uma bolacha salgado do tipo “água e sal”;
·         Nunca fique de estomago vazio, faça refeições sempre de 2 em 2 horas;
·         Evite comidas gordurosas, picante ou muito condimentadas;
·         Evite tomar café, se você não consegue parar diminua a quantidade;
·        Ande sempre com um limão pra chupar ou cheirar;
·        Complementos vitamínicos do complexo B também diminuem o enjôo, mas esse você  pergunta pro seu médico qual o melhor pra você;
·        Evite usar ou permanecer próximo de perfumes e fortes;

Quando o enjôo é preocupante

Se você já não esta conseguindo segurar nada no estomago e não consegue se alimentar direito, procure logo o seu médico, o vomito excessivo pode levar a perca de nutrientes e desidratação o nome dessa síndrome é hiperemese gravídica e pode até levar você a uma internação, para que possa tomar os medicamentos adequados e ser hidratada, evitando complicações mais severas para você e o bebê.     

Quando o bebê mexe


Quando engravidamos mesmo que não seja o primeiro filho ficamos muito ansiosas para sentir o bebê mexendo la dentro. O bebê começa geralmente começa a mexer desde a 10 semana de gravidez, mas você não sente porque ele ainda é muito pequeno. As mamães de primeira viagem geralmente demoram bem mais para sentir o bebê mexer, muitas só sentem com 16 semanas e outras demoram até a 20 semana pra sentir,  as mamães que já passaram por essa experiência conseguem sentir bem mais cedo os movimentos algumas por volta da 12 semana.

Os primeiros movimentos que sentimos são como um tremorzinho ou como borboletinhas batendo asas. Na verdade o que sentimos é o deslocamento do liquido provocado pelos movimentos do bebê. As vezes ficamos em dúvida se o que sentimos realmente foi o bebê mexendo, se foram gases ou se estamos sugestionados pela vontade de sentir alguma coisa, mas a medida que o bebê for crescendo você não terá mais duvidas e irá saber até se o que você sentiu foi um chute, um soco ou uma cabeçada.Os movimentos são tão intensos que chegam a formar ondas que deformam a barriga.  Quando o movimento é continuo e ritmado pode ser que o seu bebê esteja com soluço o que é normal e faz parte do desenvolvimento dos pulmões.

Se você ainda não sentiu os movimentos do seu bebê, uma dica é depois que você se alimentar a noite de preferência, deite-se de barriga pra cima e se concentre para tentar perceber os movimentos. Comigo funcionou e eu senti com 16 semanas na primeira gestação e na segunda com 12 já conseguia sentir as borboletinhas.

È muito bom e também muito emocionante sentir o seu filho mexendo dentro de você e é também uma prova de que esta tudo bem, e para muitas mamães é a hora que cai a ficha de que esta mesmo grávida e de que tem alguém la dentro que você já ama muito.