segunda-feira, 2 de abril de 2012

A reta final... Meu bebê esta chegando!


O terceiro trimestre é uma faze muito esperada pela futura mamãe, a gente espera que o barrigão cresça logo. Porem, essa é uma faze difícil. A gravidez já esta no final, a mamãe fica super ansiosa com a chegada do bebê. Surgem as dúvidas e o medo do parto. Agora, tem muita coisa pra pensar e se preocupar. São as consultas semanais, lavar as roupinhas do bebê, o resto do enxoval, os últimos detalhes do quartinho, a malinha da maternidade e tudo mais. Junto com tudo isso, você está bem cansada. A barriga não permite mais os seus movimentos, você está mais indisposta, tem o inchaço, sua respiração ta mais curta, e você fica com a memória e raciocínio lentos. Sem falar do modo como anda agora, parecendo uma patinha ou um pingüim.  

Você não deve estar conseguido dormir bem, a barriga incomoda, é difícil virar na cama e você levanta varias vezes para fazer xixi. Uma dica é abusar de travesseiros, tente se acomodar com vários colocando entre as pernas, embaixo da barriga, nas costas até que se sinta confortável. Para diminuir o inchaço erga as pernas 45 graus e procure não ficar muito tempo em pé ou sentada.

Outros incômodos dessa fase são as contrações de treino, as dores na pelves e quadris. Fique atenta para esses sintomas a fim de detectar ameaças de parto prematuro, Outro sintoma de alerta é perca de liquido, qualquer tipo de sangramento vaginal, você tem que ficar de olho na sua pressão e taxa de açúcar. Tudo para que seu bebê chegue com muita saúde.  

Nesse período seu bebê engorda cerca de 30 gramas por dia. Então não estranhe se você ganhar peso mesmo comendo pouco. Agora o bebê apenas se prepara pra nascer, está ficando fofinho e bochechudo. Todos os órgãos estão prontos, só faltam os pulmões ficarem totalmente amadurecido.  Provavelmente ele já virou para posição cefálica (de cabeça para baixo) e está só esperando a hora de nascer.

Os bebês costumam chegar entre 38 e 40 semanas de gestação, alguns podem passar um pouco. Ta na hora de decidir que tipo de parto você prefere. Já pensou nisso?
    
Não deixe pra resolver tudo na última hora, procure fazer as coisas devagar e com bastante cuidado. É muito importante que você esteja bem disposta na hora do parto, para que possa participar ativamente desse momento e se recuperar mais rapidamente.