sexta-feira, 13 de julho de 2012

A primeira semana do bebê



 Tive dois filhos, e a ansiedade dos primeiros dias com o bebê em casa, não foi diferente da segunda vez, por mais que eu já soubesse de algumas coisas, nenhum bebê é igual ao outro.
A dúvida mais constante que temos, é se vamos saber suprir as necessidades do bebê, e se vamos entender o significado do choro.
No último mês de gravidez encontrei um artigo em um site, que ajudava a interpretar o choro do bebê. Balela total!! Como seria possível, uma formula, para interpretar choro de bebê. Já sabemos desde sempre que somos todos diferentes então um bebê não vai ter o choro igual ao do outro. A única certeza que eu posso dar a você, é que em pouco tempo, você vai entender não só o choro, mas todos os sinais do seu bebê. É apenas uma questão de intimidade.
Nos primeiros dias, existem motivos repetitivos, que levam o bebê a chorar. Você pode ir eliminando cada um, pra poder entender o motivo do choro.
  • Fome; Nos primeiros dias o leite ainda não desceu, o que alimenta o bebê é o colostro. O colostro é muito importante para o bebê, mas pode sair em pouca quantidade, e o bebê se cansa muito pra sugar então é normal o bebê sentir a necessidade de fica horas mamando.
  • Sono; No princípio ele sente muita necessidade de dormir, o recém nascido dorme 18 horas por dia ou mais. Nos primeiros dias, não deixe o bebê sem mamar por mais de 3 horas, para evitar que ele perca peso ou desidrate.
  • Fralda suja, Você vai trocar fraldas o tempo todo, fralda suja pode incomodar bastante o bebê. Mas tem bebês que não se incomodam.
  • Assadura; Devemos ter muito cuidado com as dobrinhas, enxugar bem o bebê é crucial, inclusive na troca de fralda. Temos que passar pomada contra assaduras, em todas as trocas.
  • Umbigo; prestar atenção se ta puxando, se a fralda está machucando. Temos que ter muito cuidado com o umbigo do bebê.
  • Frio ou calor; Os recém nascidos sentem muito frio, temos que agasalhar bem. Porem devemos saber que, dependendo da região ou época do ano, se agasalharmos muito, o bebê pode ficar incomodado com o calor. É importante escolher o tecido certo, pra cada temperatura.
  • Medo do novo ambiente; Até agora seu bebê estava em um lugar quentinho, apertadinho, bem limitado. Fora do útero ele se sente inseguro, não consegue encontrar um limite, e se assusta com os movimentos involuntários dos braços e pernas.

 Um estudo feito por um pediatra americano, fala que existem 5 maneiras de acalmar o bebê. Ele diz que o choro é um reflexo assim como a maioria das coisas que o bebê faz logo que nasce. Então ele procurou uma maneira de desligar o choro.
Nos vídeos ele ensina passo a passo a técnica de parar o choro.