quarta-feira, 21 de março de 2012

As mudanças no corpo da mulher e a auto-estima na gravidez.


Quando engravidamos, para a maioria é aquela alegria e apesar do enjôo e desconforto do inicio da gravidez, estamos cheias de alegria por está carregando o nosso bebê. Daí, a gravidez vai avançado e começamos a ganhar peso, e as mudanças no nosso corpo passam a ser visíveis, passamos pela grande dificuldade de manter a auto-estima em alta.

Durante a gravidez, um turbilhão de hormônio, muda nosso corpo e também nosso humor. Ganhamos peso, aparece a linha negra na barriga, pode ocorrer o escurecimento das virilhas, axilas, e algumas manchas escuras no rosto. Assim como os seios ficam maiores, com a pele bem fina e os mamilos e as aréola crescem e escurecem também. Algumas mulheres têm o aumento da oleosidade da pele resultando em acne. Pois é tudo isso junto e mais a variação de humor, em alguns momentos você está feliz e radiante, em outro, triste chateado e sem paciência com o mundo. 

E no meio disso tudo, onde fica a auto-estima?  

Pois é, as roupas não servem, a barriga atrapalha, as tarefas mais simples ficam quase impossíveis, daí vem a cansaço o peso e o inchaço. Mas isso é um momento, um processo de mudança que mexe com sua cabeça pelas ansiedades da chegada do bebê, mas passa. Você tem que se preparar desde o começo para as mudanças gerais da sua vida, na sua casa, na família, afinal a chegada de um bebê muda tudo.

Tente se envolver com o seu corpo, conhecer as mudanças e seus motivos, envolva o seu marido nessas mudanças para que ele possa entender melhor o que está acontecendo. Procure se arrumar, faça unhas, cabelo. Se olhe no espelho e curta seu barrigão, você tem um bebê ali dentro, que você já ama muito. Bata fotos. Se poder faça um book.  Acompanhe o crescimento da barriga. Nos momentos a dois mostre-se para seu marido, faça-o entender que não vai fazer mal para o bebê e que não vai machucar. Procure ter momentos de namoro, só os dois e tente fazê-lo esquecer o barrigão.   

E lembre-se é um momento e vai já passar. Logo você vai está com o seu bebê nos braços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário