sábado, 11 de fevereiro de 2012

Como eu vou saber que chegou a hora?

 Essa é uma dúvida comum a toda mulher que está grávida principalmente pela primeira vez. Os sintomas do TP (trabalho de parto) podem variar muito de mulher para mulher e até de uma gravidez pra outra na mesma mulher.

Existem alguns sinais que podem ajudar você a identificar o TP. É sempre bom estár atenta mesmo se você tem a cesárea marcada nunca se sabe quando o bebê decide chegar e é bom que você saiba o que está acontecendo pra não ser pega tão de surpresa.

Contrações

Elas podem vir em ondas, pode ser uma cólica bem fraquinha ou até uma dor nas costas bem na região lombar e a sua barriga fica bem dura. Pode ser que você sinta também uma pontada bem forte no canal vaginal e vontade de ir ao banheiro com mais freqüência ainda. Porem, esses sintomas podem ser notados no finalzinho da gestação sem grandes intensidades e com uma freqüência irregular.

Quando estamos realmente em TP as contrações tornam-se regulares de 15 em 15 minutos e cada vez com intervalos menores e a duração de cada uma chega a 60 segundos e você passa a sentir 2 a 3 contrações em 10 minutos.

Tampão

O colo do útero estará cada vez mais fino e fica bem molinho. O tampão é um muco bem consistente que protege o colo do útero de infecções. Quando chega o TP ou mesmo bem antes do TP o tampão é liberado e escorre pelo canal vaginal esse muco pode ser transparente, ou amarelado, pode ter traços de sangue, ou um tom amarronzado é o “sinal.” Em algumas mulheres ele vai saindo aos poucos em outras pode sair de uma vez se você notar esse muco fique alerta.

Bolsa rompeu

Quando isso acontecer você vai perceber que está saindo água pela sua vagina e que você não tem controle nenhum. O liquido pede escorrer em abundância, jorrar ou apenas molhar a sua calcinha isso depende de onde ela rompeu. Se a sua bolsa d’água romper você precisa entra em contato com o medico para que ele possa tomar as medidas necessárias. A bolsa pode romper antes durante ou apenas no final do TP.

Colo Dilatado

O colo do útero irá se dilatar para dar passagem à cabeça do bebê. O médico irá constatar essa dilatação examinando você, ele irá introduzir o dedo indicador e médio e tentar sentir a abertura do seu colo. Quando chegar a hora do bebê nascer essa dilatação é de 10 cm, antes disso não chegou a hora. Esse processo pode ser bem demorado e durar horas pra evoluir e em outros casos pode evoluir rapidamente.  

Contrações de treinamento

Estas contrações vêm bem antes do TP, muitas mulheres não chegam a perceber. As contrações de treinamento recebem o nome de contrações "falsas" ou contrações de Braxton-Hicks, em homenagem ao médico inglês John Braxton Hicks, que as descreveu pela primeira vez em 1872. Você sentirá a sua barriga dura em partes ou toda. Isso pode durar uns 30 segundos e acontece porque o seu útero está se preparando para a hora do parto. Essas contrações são indolores e não fazem mal ao bebê. Elas podem começar no meio da gravidez ou até ates e dura até o final da gestação e vai se intensificando conforme o dia do nascimento se aproxima.

Características das contrações de treinamento

  • Acontecem só algumas vezes por dia, e não mais que duas vezes por hora.
  • Normalmente param quando você muda de atividade. Se você passou muito tempo sentada, levante-se e caminhe. Se ficou muito tempo de pé, sente-se ou deite-se.
  • São irregulares, não pegam ritmo. Ou, se pegam, é só por um período curto
  • Não são muito compridas: duram menos de um minuto.
  • Não vão aumentando de intensidade.                                                             
  • Podem atingir só uma parte da barriga
  • Podem ser deflagradas pelos movimentos ou pela posição do bebê 

Características da contração do TP

  • Mais compridas: a barriga fica dura por mais tempo.
  • Mais regulares.          
  • Mais doloridas.
  • Não param de vir. Cada uma que vem é mais forte que a outra, e o intervalo entre elas vai ficando cada vez menor.
  • Não melhoram se você mudar de atividade.
  • Atingem a barriga inteira e às vezes as costas
  • Não dependem da posição ou da movimentação do bebê.

O que você deve fazer quando chegar a hora


Quando você entra em TP, ligue para o seu médico e tire todas as dúvidas. Em seguida tome um banho de preferência bem morno se depile ou você será depilada no Hospital,  e recolha as suas malinhas para ir a maternidade.   

3 comentários:

  1. OMG, jura que vai dar tempo de tomar um banho?!
    Eu fico um pouco tensa de estar sozinha quando tudo começar, espero que o TB comece de noite pq daí não vou deixar ninguém sair de casa e eu não precisar ir sozinha pra maternidade.
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. Olha, se você perceber logo os primeiros sintomas provavelmente dará tempo de tomar banho. É bom pra ajudar a relaxar. Na próxima postagem do blog vou contar como foi meu parto normal. bjs e obrigada :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e concordo coma nossa amiga Paula.. tomara que seja a noite pq dai vou querer todo mundo comigo!

    ResponderExcluir