sábado, 4 de fevereiro de 2012

O enjôo da gravidez

Com certeza o enjôo é um dos sintomas que mais incomodam a maioria das gestantes, em algumas esse sintoma é tão forte que quase não conseguem se por de pé, as missões mais simples do dia a dia se tornam um verdadeiro tormento. Calma que vai passar, os enjôos vão geralmente duram até o final do primeiro trimestre, mas como sempre existem exceções tem mulheres que não sentem nada ou que os enjôos são bem leves já para outras duram toda a gestação.

Você deve esta se perguntando por que a mulher sente tanto enjôo nesse período, com certeza você já ouviu falar no  hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG). Ao passo que ele ajuda a manter a gravidez, também provoca náuseas, pois retarda a digestão, assim o alimento demora mais para sair do estômago e chegar ao intestino podendo provocar também gases e prisão de ventre. Exatamente nesse período é que os níveis desse hormônio estão aumentando muito e o seu corpo reage. Bem se é pra manter a gravidez então tudo bem enjoar um pouquinho.

Como evitar ou diminuir o enjôo 
  1. Infelizmente não existe uma formula para evitar o enjôo, mas podemos seguir algumas dicas e tentar atenuar os sintomas.  
·         Pela manhã evite levantar-se de uma vez;
·         Antes de se por de pé, coma uma bolacha salgado do tipo “água e sal”;
·         Nunca fique de estomago vazio, faça refeições sempre de 2 em 2 horas;
·         Evite comidas gordurosas, picante ou muito condimentadas;
·         Evite tomar café, se você não consegue parar diminua a quantidade;
·        Ande sempre com um limão pra chupar ou cheirar;
·        Complementos vitamínicos do complexo B também diminuem o enjôo, mas esse você  pergunta pro seu médico qual o melhor pra você;
·        Evite usar ou permanecer próximo de perfumes e fortes;

Quando o enjôo é preocupante

Se você já não esta conseguindo segurar nada no estomago e não consegue se alimentar direito, procure logo o seu médico, o vomito excessivo pode levar a perca de nutrientes e desidratação o nome dessa síndrome é hiperemese gravídica e pode até levar você a uma internação, para que possa tomar os medicamentos adequados e ser hidratada, evitando complicações mais severas para você e o bebê.     

2 comentários:

  1. Acredito que sou uma sortuda, pois não estou tendo enjoô algum, as minhas amigas ficam todas passadas!
    As veses nem acho q tô grávida, pq o único sintoma que sinto é meus seios maiores =D

    ResponderExcluir
  2. Meninas estou com algumas cólicas, sinto bastante calor principalmente á noite, dores nas pernas, meus peitos estão inchados e doloridos e estou com uma sensação de desconforto no estômago. E principalmente minha menstruação está á um mês atrasada, será que isso pode ser gravidez? Me ajudem por favor..

    ResponderExcluir