domingo, 26 de fevereiro de 2012

O formato da barriguinha e o sexo do bebê!

Logo que engravidamos, pensamos em muitas coisas, uma delas é o sexo do bebê. A medida que a barriguinha vai crescendo vai aumentando a ansiedade. Mas e ai, quando será possível saber de verdade o sexo do bebê?

No tempo da vovó não era possível saber o sexo até o nascimento.  Nessa época, surgiram várias crendices em relação ao sexo do bebê. Depois, com o avanço da medicina as coisas foram mudando, e por incrível que pareça, a ansiedade foi ficando cada vez maior. Começam a aparecerem opiniões diversas sobre o formato da sua barriga e o sexo do seu bebê. As pessoas acreditam que é possível saber o sexo da criança pela forma que a barriga da gestante vai tomando, se a barriga for redondinha e você está mais larga é menina, e se for pontudinha é menino. As pessoas acreditam tanto nisso, que chegam a duvidar da gestante que já sabe o sexo do bebê quando não corresponde ao formato da barriga ou com o que ela acredita. Já ouvi gestantes se queixarem de que as pessoas mandam confirmar a ultra-som, porque com aquela barriga...! 

Bem, eu estou passando por uma situação parecida. Na minha primeira gestação, todo mundo achava que era menino, porque a minha barriga era pontuda e eu tinha cintura, quem me via de costas nem notava que eu estava grávida até uns 6 meses, e realmente eu estava esperando um menino. Agora eu estou esperando uma menina e a minha barriga é pontuda também, apesar de maior que a primeira. E de novo todo mundo pergunta se é menino, e quando eu digo que não, a pessoa fica frustrada e pergunta se eu tenho certeza, porque a minha barriga parece de menino. Gente, a barriga é uma coisa particular, ela pode mudar de forma durante a gestação de acordo com a posição do bebê e com a sua estrutura física. Se você é longilínea provavelmente sua barriga vai ser mais pontudinha, se você tem quadris largos ou tem uns quilinhos a mais sua barriga vai ser mais redonda. Assim como, se o bebê decidiu ficar mais centralizado, sua barriga vai ser mais pontuda, e se o bebê está atravessado vai arredondar sua barriga, e isso não tem relação com o sexo do seu filho.

Então, para saber com certeza o sexo do seu filho, existem aparelhos de ultra-som e médicos especializados que podem descobrir com até 12 semanas, mas é claro que eles não dão toda a certeza, porque o sexo do feto ainda não está totalmente desenvolvido. O ultra-som só dará um resultado totalmente seguro por volta das 16 semanas, e se o bebê quiser mostrar, pois dependendo da posição não da pra ver e daí tem que esperar a boa vontade do bebê.
                                         
 Existe também o exame de sexagem fetal, que descobre o sexo com 10 semanas de gravidez, ele identifica o DNA do bebê no sangue da mãe. Mas custa caro cerca de R$ 300,00 á R$ 450,00 e os planos de saúde não cobrem. 

2 comentários:

  1. oi! sou gestante também, já estou com trinta e sete semanas, e não vejo a hora de ter minha pequenina nos braços, depois q li seu depoimento sobre sua gravidez. mim tranquilizou mais, pois muitas pessoas já tentaram mim assustar quando eu falo q quero normal.
    não sabia muito bem o que vou sentir so sei q vou ter q ser forte..... mas meu medo não é muito pelo q posso sentir.. mais sim pela ansiedade de ter minha bebezinha com migo...
    bjsssssssssss e adorei ler esta matéria...

    ResponderExcluir